Você sabe o que é a Matéria Seca de uma dieta e qual sua importância para o sucesso do seu negócio?

BLOG

GESTÃO

Você sabe o que é a Matéria Seca de uma dieta e qual sua importância para o sucesso do seu negócio?

Você sabe o que é a Matéria Seca de uma dieta e qual sua importância para o sucesso do seu negócio?
24/08/2021

Quando extraímos toda umidade do alimento, o que resulta desta sobra é o que chamamos de Matéria Seca (MS). A importância de saber qual o teor de matéria seca do alimento é que, nesta fração contém todos nutrientes (Proteínas, Minerais, Vitaminas e Energia).

Um exemplo básico: No Milho Grão Seco temos aproximadamente 90% de MS e 10% de água, enquanto na Silagem de Milho temos aproximadamente 35% de MS, o restante nada mais é que umidade.

O consumo e a digestibilidade da dieta estão correlacionados principalmente com o teor de MS, onde a eficiência da digestão e o aproveitamento da absorção dos nutrientes deverão ser avaliados. Dietas com baixa densidade energética demandam aumento no fornecimento de volumoso que, por sua vez, pode gerar uma limitação por efeito de enchimento.

A qualidade da fibra da dieta formulada, associada com o teor de MS, densidade energética, genética e peso do animal são parâmetros indispensáveis para que tenhamos bons resultados.

Para que a rentabilidade do seu negócio seja mantido, temos que ter um bom planejamento, sendo necessário que os objetivos estejam bem claros e definidos. A consultoria técnica lhe auxilia nas tomadas de decisões.

Dietas totais nas quais são fornecidas principalmente em confinamentos de engorda e propriedades leiteiras de alta produção, em sistema Compost Barn, o ajuste da dieta deve ser minuciosa e a avaliação da MS, realizada quinzenalmente pois, ingredientes com alto teor de umidade principalmente silagens podem sofrer variações no teor de MS.

Para realizar a análise de MS na propriedade é simples e fácil. Com o auxílio de um Micro-ondas, Airfryer ou medidor de umidade Koster conseguimos determinar tal resultado.

 

Micro-ondas

* Pesar uma amostra homogênea do material a ser analisado;

* Usar potência entre 60% a 80%;

* Manter sempre um copo de água dentro do micro-ondas;

* Realizar intervalos de 5’’,4’’,3’’, nas últimas medições 1’’ e, por fim, 30s até que a amostra esteja totalmente sem umidade, ou seja sem variação de peso na balança de precisão.


 

Air fryer

*Realizar intervalos de 5’’, 4’’, 3’’, nas últimas medições 1’’ e, por fim, 30s até que a amostra esteja totalmente sem umidade, ou seja sem variação de peso na balança de precisão, dentre os intervalos.


Koster

*Dependendo do perfil e umidade da amostra, tempo de 30’’ a 1hr.

Tais procedimentos acima descritos devem, nos intervalos, serem pesados na balança de precisão. Nunca esqueça do copo de água para evitar a Carbonização da Amostra avaliada. A carbonização interfere no resultado final. Não esquecendo-se do risco de acidentes (incêndio).

Quando o peso da amostra estabilizar na pesagem entre 2 intervalos chegamos no resultado final.

No caso de carbonizar a amostra, deve-se repetir do início todo procedimento de avaliação, independente do sistema utilizado.

Para que tenhamos total êxito, o conteúdo que será avaliado deve ser homogêneo. Lembre-se de realizar as pesagens em balanças de qualidade e de alta precisão para que o resultado final seja confiável.

Mediante todas as informações segue o exemplo abaixo:

Amostra (matéria natural - MN) = 0,200kg

Peso Final (matéria seca - MS) = 0,070kg

0,200kg --------------------- 100%

0,070kg --------------------- X

X = 35% MS (matéria seca)

Observações: Valores inicial e final, já descontados o peso do recipiente.

 

QUER BUSCAR CADA VEZ MAIS A EXCELÊNCIA NOS RESULTADOS??

Fale com nossa equipe técnica da Rico Nutrição Animal.

Não esqueça de compartilhar as dicas com os amigos e colegas de profissão.

‘’O saber enriquece o homem de poder!’’

Por Breno Carvalho Chaves

Médico Veterinário, Especializado em Nutrição Animal, Gestão no Agronegócio e Supervisor da Rico. 

Notíciais Relacionadas