Sucessão familiar e seus desafios

BLOG

GESTÃO

Sucessão familiar e seus desafios

Sucessão familiar e seus desafios
19/10/2021

Que o processo de sucessão é uma realidade em todo País, isso todos já sabemos, mas você conhece as histórias dos sucessores e os desafios enfrentados no dia a dia da fazenda?

Para a perpetuação e crescimento dos negócios familiares, o processo sucessório faz-se presente em diversas propriedades rurais. "As empresas familiares possuem grande importância para a economia do Brasil e do mundo, pois representam 48% do PIB somente no Brasil, proporcionam 60% dos empregos gerados, sendo, assim, são fundamentais para a redução do nível evidente de pobreza da população e melhora nos índices sociais e econômicos" (GUEIROS apud PALOMO, 2002).

As mulheres vêm dia após dia conquistando seu espaço em diversos setores e, na sucessão familiar, não seria diferente. A presença feminina nas organizações vem sendo reconhecida e, nos dias de hoje, mulheres em posições de lideranças estão sendo cada dia mais frequentes. No Brasil, observamos uma cultura de protecionismo e paternalismo assim, as mulheres que desejam entrar no “mundo dos negócios”, acabam tendo que buscar algum diferencial para ser reconhecida como a profissionalização e a especialização.

Segundo Mariana Andrzejewski, administradora da Fazenda Flexa de Ouro, foi durante sua especialização que percebeu o quanto poderia estar contribuindo com o crescimento, aplicando ferramentas e gerindo a fazenda da família. A administradora afirma que existem diversos desafios quando trabalha lado a lado com seu pai (Dionisio Andrzejewski), mas, que a cada dia que passa, ela “planta uma sementinha” e tenta ampliar a visão do progenitor.

Venha conferir no vídeo a história completa realizada na Fazenda Flexa de Ouro.

Notíciais Relacionadas