Como resolver o problema da diarreia do broto no meu gado?

BLOG

SAÚDE

Como resolver o problema da diarreia do broto no meu gado?

Como resolver o problema da diarreia do broto no meu gado?
26/10/2021

O período de transição seca-águas está se aproximando em algumas regiões, e em outras já está acontecendo. Com isso, aparecem os brotos nas pastagens. Nesse período, a forrageira tem pouca matéria seca, um alto teor de proteína solúvel (fração A do capim que tem alto teor de N), grande quantidade de água e, é nessa transição que ocorre o problema da “diarreia do broto” que pode afetar toda categoria animal.

O animal está acostumado em um cenário seco com um pasto de baixo teor proteico e alta quantidade de Matéria Seca.  Quando começam as chuvas, o animal é seletivo e começa a procurar somente as folhinhas verdes do capim “o broto”, com isso, as bactérias do rúmen ainda não estão adaptadas e a relação proteína está mais alta que energia, aumentando a taxa de passagem e causando o churrio.

Agora, imaginem um animal depois de meses consumindo somente um material seco e de baixa digestão, tendo acesso a um capim macio e verde. Provavelmente ele passará grande parte seu tempo em busca desses brotinhos. O problema é que, o animal não consegue ingerir a quantidade necessária de matéria seca. Sendo assim, nesse período, o animal utiliza boa parte do seu tempo em busca de um alimento que não atende sua exigência diária em quantidade de matéria seca, o que contribui para a perda de peso.

Durante o período de crescimento do capim, a forragem constitui uma dieta com menor teor de energia em proporção à proteína. Dessa forma, a adição de energia via suplementação irá equilibrar a relação de proteína/energia em sua digestão.

A brotação dos pastos é responsável pela incidência de disfunção intestinal que, apesar de não infecciosa, pode ser porta de entrada para outras doenças oportunistas (inclusive outros tipos de diarreia), promover perda de peso nos animais, morte de bezerros e reduzir os lucros do pecuarista.

Por isso, é importante a utilização de suplementos específico que contenham aditivos e fórmula balanceada para esse período de transição, amenizando dessa forma a diarreia causada nos animais pelos brotos.

Pensando em você pecuarista, a Rico Nutrição Animal tem a recomendação correta para sua atividade conforme seu objetivo de produção, nos procure para uma consultoria aliada a ótimos produtos.     

 

   Kepler Brito

   Zootecnista e técnico Rico Nutrição Animal.

Notíciais Relacionadas