Como fazer gestão dentro da porteira?

BLOG

GESTÃO

Como fazer gestão dentro da porteira?

Como fazer gestão dentro da porteira?
03/05/2022

A forma de cuidar da fazenda que funcionava no passado ficou para trás. A cada dia é mais importante utilizar ferramentas de gestão para administrar uma propriedade da melhor maneira e obter os resultados esperados. A principal ferramenta para gerir uma fazenda é realizar o planejamento de gestão em três níveis: estratégico, tático e operacional. Para ter e poder cobrar resultados é importante estabelecer quem cuida do quê.

No nível estratégico a Alta Administração foca no longo prazo. Utiliza fatores internos e externos a porteira para analisar e, assim, definir metas e objetivos. É interessante sempre revisar e atualizar o planejamento estratégico. É também através desse planejamento que a administração da fazenda motiva e inspira os colaboradores, para que busquem alcançar melhores resultados e cresçam juntos.

Já no nível tático os principais responsáveis são os gerentes que focam no médio prazo. São eles que lideram e estabelecem as metas e desafios dos diversos setores da fazenda.

O operacional é focado no curto prazo. Os supervisores e colaboradores relacionam-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais. É no operacional que fica o motor e as engrenagens da fazenda que fazem tudo funcionar e nos levam ao destino final. Estabelecendo essa divisão e as tarefas de cada setor, é possível trazer inúmeros benefícios para a fazenda, desde maior fluidez para realizar as atividades até maior lucratividade.

Um exemplo prático de como esse planejamento de gestão realmente funciona são as fazendas São Paulo, Paraíso e São José na Barra do Bugres. Desde 2018 as fazendas vêm adotando ferramentas de gestão para não ficar para trás.

Uma vez por mês o administrador da fazenda, o gerente e o supervisor reúnem-se para verificar se o planejamento vem sendo cumprido, para alinhar as estratégias do mês e revisar/atualizar o plano da propriedade. Assim, todos ficam a par de tudo o que acontece e pensam juntos em prol da fazenda para garantir o melhor funcionamento da empresa.

Uma empresa organizada desde a base é fundamental para minimizar os custos e maximizar a eficiência da empresa.

 

Você já adota práticas de gestão na sua fazenda? Não sabe por onde começar? Estamos a disposição para ajudá-lo.

Ligue para (65) 3667-5000 e solicite uma conversa com nossos técnicos.

Notíciais Relacionadas